Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024

Alienação Parental

há 9 anos

“Estou sendo excluído (a) da vida do meu filho (a)! ”

“Criaram um monstro na cabeça do meu filho (a) que não sou eu! ”

“Sempre aparece um problema para que eu não possa visita-lo (a)!”

As firmações assim são muito frequentes nos dias atuais, dentro do direito de família isso se chama Alienação Parental!

A definição de Alienação Parental! É: Considera-se alienação parental, todo ato que interfere na formação psicológica da criança ou adolescente proporcionada ou instigada por um dos genitores, avós ou pelos que detenham a autoridade, guarda ou vigilância da criança ou adolescente para que então passe a repudiar um dos genitores, e consequentemente cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com o mesmo.

Como saber se estou sendo vítima de alienação parental?

Se o pai/mãe, avós ou qualquer pessoa que tenha a guarda da criança pratica os seguintes atos:

  • Exclui a sua participação da vida dos filhos (Não comunica fatos importantes, toma decisões sem te consultar).
  • Interfere nas visitas (Muito controle nos horários para visitação, cria dificuldades impedindo a visita, ocupa a criança no dia da visita com atividades)
  • Ataca sua relação com a do seu filho (a) obriga o (a) filho (a) a escolher um dos pais, transforma a criança em uma espiã do ex-cônjuge)
  • Denigre a sua imagem (diz que seus presentes ou roupas compradas são ruins, critica sua competência profissional e a situação financeira, inventa falsas acusações de abuso sexual, uso de drogas e álcool.)

O que fazer para pôr um fim a alienação parental?

Primeiramente buscar o diálogo entre mãe e pai, mostrando os prejuízos causadas ao filho, as vezes ter presente um psicólogo para ajudar a tratar o problema, não espere que uma situação de SAP (síndrome da alienação parental) desapareça sozinha!

A medida judicial deverá ser a última alternativa para resolver o problema, mas se for necessário, procure um advogado e explique a situação, assim ele poderá tomar as ações necessárias para o caso.

Lembre-se quem pratica a alienação parental é o causador dos transtornos na criança ou adolescente, e deve ser o primeiro a buscar um tratamento!

  • Publicações2
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações915
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alienacao-parental/205908111

Informações relacionadas

Belma Andrade, Advogado
Artigoshá 2 anos

"Posso bloquear meu ex companheiro, pai do meu filho, no WhatsApp?"

Suely Leite Viana Van Dal, Advogado
Artigoshá 6 anos

Se eu praticar a alienação parental posso perder a guarda do meu filho (a)?

Karl Advogados, Bacharel em Direito
Notíciasano passado

É Alienação Parental:

Ivenise Rocha, Advogado
Artigoshá 3 anos

Dificultar o contato da criança com o Genitor é alienação parental

Leonardo Petró de Oliveira, Advogado
Artigoshá 8 anos

Está sendo impedido de ver seu filho? 5 atitudes que você pode tomar!

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Só queria entender pq quando a mãe tem um pai q quer muito estar presente na vida do pai não aceita q more com os dois, reclamam de ser um fardo aí quando pede pra dividir esse fardo não querem, a pergunta fica será q é um fardo mesmo ou só querem o dinheiro pq disso fazem questão continuar lendo

Na prática da alienação parental ,quem tem o pior transtorno é a mãe ,na minha opinião é o genitor alienador (a) que tem que sofrer as etapas de tratamentos psicosociais para que esses reforços negativos de uma má união causou a ela possa ser revertido para a melhor condução para com o menor impúbere . continuar lendo

Estou com uma ação de revisão de pensão e regulamentação de visitação já que desde um determinado tempo não consigo ver minha filha. Tenho duas filas 14 e 9, mas de mães diferentes. Convivo com a mais nova regularmente, mas desde que apresentei a mais nova a mais velha se afastou. a mãe diz (inclusive em juízo) que não pode fazer nada para aproximar e nem vai fazer nada. Em fev ela solicitou minha ida na Policia Federal para renovação de passaporte da minha filha, chegando la era para autorizar ela a viajar ao exterior sozinha (com a Escola) . Minha filha me tratou com indiferença e ela toda simpática, mas nem nos falavamos antes. Achei estranho, pergunto posso entrar com um processio de alienção parental, tento contato quase que diário e nada d a minha filha se quer atender o telefone ou responder um simples whats. continuar lendo

Oi, como ficou teu relacionamento com tua filha? Você entrou na justiça com a ação? Conseguiu recuperar seu relacionamento com sua fillha? continuar lendo

Boa noite, sou divorciado a 4 anos e tenho 3 filhos com minha ex mulher (2 meninos gêmeos de 8 anos e 1 menina de 5 anos). Eu moro em BH - MG e eles moram com a Mãe em Curitiba. Na última visita durante as férias escolares, as crianças se queixaram de agressão por parte do padrasto. Conversei com a mãe das crianças e ela negou tudo, inclusive tentando reverter a situação e me acusando de alienação parental. Após o retorno das crianças para a casa dela em Curitiba, não atende minhas ligações e não consigo contato com meus filhos, pois ela não atende e não responde as minhas mensagens. O que eu posso fazer para garantir meus direitos de conversar com meus filhos? continuar lendo